O QUE ROM CUSTOMIZADA ?
O Android é um excelente exemplo de plataforma capaz de oferecer ao usuário uma grande capacidade de personalização, desde a disposição dos aplicativos na tela inicial à mudança da escala de duração das animações do sistema. Contudo, o sistema do Google ainda fica atrás das ROM customizadas quando o assunto é interação com o software. Se você é fã das custom ROMs ou quer passar a experimentá-las, confira neste artigo uma lista das melhores ROMs disponíveis hoje no mercado.
Pegue um atalho
- Uma introdução às ROMs customizadas. Uma ROM, para quem ainda não sabe, é uma compilação do sistema operacional que roda no seu dispositivo com os aplicativos básicos como agenda, calendário, câmera, etc. Uma grande vantagem dos smartphones Android é que eles podem ser operados por sistemas de terceiros, e não só com a ROM original. As ROMs customizadas substituem a versão pré-instalada do Android nos dispositivos. A substituição é feita por uma variação do AOSP, adaptada por voluntários "com muito tempo livre".Esses voluntários fazem muitas vezes um trabalho mais frequente que a própria fabricante, quando se trata da atualização de dispositivos.
Mas o que é o AOSP?
AOSP significa Android Open Source Program. Se trata de uma versão do código fonte aberto do Android, desenvolvido pelo Google e suas marcas de consórcio, para oferecer uma versão pura do sistema, disponível gratuitamente para qualquer pessoa interessada, e que pode ser modificada por desenvolvedores, sem a necessidade de seguir os padrões dos aplicativos do Google.
E é graças a este projeto que vimos o nascimento de ROMs personalizadas como CyanogenMod, Paranoid Android, MIUI e outros.
Vantagens das ROMs customizadas
Atualização do sistema para smartphones antigos
Muitos usuários já conhecem este problema: o smartphone não tem nem um ano, mas a fabricante não libera mais updates para o dispositivo. As novas versões do Android não são interessantes só por trazer novas funções, mas principalmente por preencher as falhas de segurança.
Nenhum comentário:
Postar um comentário